terça-feira, 24 de novembro de 2009

ATITUDE CELESTINA

ATiTude CelesTina é um movimento cultural que visa a divulgar a obra e pensamento do poeta Tude Celestino de Souza.
Idealizado pela atriz e produtora JusTina Tude, este movimento contempla ações em diversos segmentos, como o Projeto ATiTude - Identidade & Memória de Ipitanga, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas que implementa no currículo escolar o estudo e reconhecimento do território, da história e das referências culturais da localidade de Ipitanga, do Tupi “água vermelha” – nome ancestral da localidade que remete à origem indígena.
A nomenclatura ATiTude traz a referência ao poeta Tude Celestino de Souza (1921-1989), falecido literata radicado na então Santo Amaro de Ipitanga (hoje, Lauro de Freitas), cuja obra e pensamento marcam na história do município o mais relevante legado literário atribuído a um cidadão ipitanguense, sendo considerado uma referência na cultura local não só pelo virtuosismo poético como pela iniciativa irrefutável de preservação do nome e memória de Ipitanga.
Visando a reparar essa carência de uma cultura memorial por meio de uma ação que contemple a reinserção do poeta como parâmetro de identificação cultural frente às novas gerações, o Projeto ATiTude prevê a implementação do estudo literário da Poesia Tudina nas escolas públicas municipais como dispositivo para retratação das referências e unidade cultural locais, bem como a história e memória de Ipitanga.
Essa ação pretende oferecer à comunidade de Lauro de Freitas a oportunidade de, através do conhecimento de sua história e cultura, despertar o interesse pela manutenção delas próprias e a produção de uma trajetória posterior que não só as valorize, como, sobretudo, influencie a construção de outras referências memoráveis.
Em 2012, por ocasião dos 50 anos de emancipação política de nosso município, o Projeto ATiTude - Identidade & Memória de Ipitanga, lança a campanha "LAURO DE FREITAS - 50 ANOS, ORGULHO DE SER IPITANGUENSE", uma ação que tem vistas à atribuição do gentílico "ipitanguense" a essa comunidade, como dispositivo da reflexão de ancestralidade e memória.

4 comentários:

  1. Tina, parabéns pelo novo espaço! Irei "devorar" as poesias de Tude, para então comentarmos a respeito, tomando água de côco, claro :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Prezada Tina,

    Vi-te ontem na Tereza Batista (Pelô), realmente foi um show particular. Parabéns!
    sou historiador e achei muito interessante sua defesa pelo nome de Ipitanga, já vi alguns documentos dos séculos XVII-XVIII sobre a região e sei que há muito mais.
    Quanto a Cadombá, Carro de Boi e demais poesias de seu pai, são sensacionais, ontem já aprendi sobre o candombá e hj mais um pouco sobre o autor.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Não sei quem foi Lauro de Freitas, pode ter sido grande personalidade, grande cidadão da sua terra(vou até pesquisar), mas nunca simpatizei com batismos de cidades com nomes de pessoas em homenagem a pessoas........ Locais na cidade como ruas, viadutos, teatros até cabe, são partes da cidade; mas a cidade precisa ter nome próprio, mais característico, mais imparcial....

    Estou com você nesta defesa agora, Tude!

    Depois Ipitanga é lindo! Água Vermelha!! Nome dado pelos primeiros habitantes.....

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, querida Tina Tude, por levar adiante esta luta que, creio, é, também, de toda a Bahia. Afinal, a memória coletiva de um município se interliga à história do Estado e, por extensão, do país...
    Você é uma guerreira e o povo de Santo Amaro de Ipitanga saberá fazer justiça a você e a teu pai.

    Valdeck Almeida de Jesus
    Escritor, Poeta e Jornalista
    www.galinhapulando.com

    ResponderExcluir